Ria Formosa é Tema de Conferência em Olhão

02 fevereiro 2009



No próximo dia 7 de Fevereiro arranca a primeira sessão do ciclo de conferências sobre a Ria Formosa, no Anfiteatro da Escola Secundária Dr. Francisco Fernando Lopes, em Olhão, que tem como convidados Nuno Grade, biólogo do Parque Natural da Ria Formosa, e Sílvia Padinha, presidente da Associação de Moradores da Ilha da Culatra.


A iniciativa é promovida pela “Tertúlia dos Cafetantes”, composta por um conjunto de cidadãos olhanenses que regularmente e informalmente se encontra para debater os problemas do concelho, em reuniões públicas e abertas, normalmente realizadas às quartas-feiras, e através da organização de palestras, debates e conferências.


No ciclo inicial de conferências, a Ria Formosa é o tema central e terá lugar aos primeiros sábados de cada mês, com a participação de convidados (professores e investigadores), ligados à Universidade do Algarve, ao INIAP/IPIMAR, ao Parque Natural da Ria Formosa, às autarquias, ao Associativismo, entre outros.

Musica de Olhão - Kyword.

06 janeiro 2009

Apresento-vos o Kyword, um jovem de Olhão, ainda desconhecido, mas que acreditamos que irá ter um futuro muito grande.






Musica: Pela Cidade… Olhão
Letra: Kyword
Estilo: Rap / Hip Hop









Musica:Destino
Letra:Kyword
Estilo: Rap/ Hip Hop

Porque é importante divulgar o trabalho realizado…


KyWord, originário da Buraca (Lisboa), desde muito cedo foi levado pela batida e pelo prazer da escrita, devorando poesia e todo o tipo de música. Estamos em 1995, e o movimento Hip-Hop ainda não tinha o destaque de hoje. Seguiu o rasto do género, ouvinte atento à evolução do mesmo. Não seria necessário esperar muito até que este jovem começasse ele próprio a compor e a desenhar o seu futuro na música. Hoje, admite não conseguir viver sem ela. O seu projecto nasce em 1998 (Algarve, Olhão), mas é em 2005 que se transforma e se assume a "lápis carregado" no panorama Algarvio. Mantendo uma atitude discreta, com os seus próprios princípios, tenta transmitir a sua identidade e perspectiva através da sua sonoridade.

Podem ver a pagina principal aqui:

Projecto GRAFFITIS D’ OLHÃO

09 dezembro 2008

Apresentamos o Projecto GRAFFITIS D’ OLHÃO (Nome Provisório)


Este projecto tem por base uma ideia original e criada por um olhanense, e a União de duas pessoas de Olhão, para tentar valorizar o Graffiti, que iremos tentar aplicar no terreno futuramente, com o mínimo de recursos monetários.


Por um lado, temos um jovem, que iniciou, juntamente com a sua coordenadora o projecto Boa Onda em Quarteira.

O Boa Onda é um projecto, com o objectivo de combater o insucesso escolar, a exclusão social, entre outros, inserido num dos bairros mais problemáticos de Loulé, criando um grande número de actividades, algumas delas, originais.

Inicialmente previsto para 107 pessoas em 3 anos, contando actualmente com 2 anos de actividade e com 576 pessoas inscritas.


http://blogarnaabelheira.blogspot.com/


Por outro um dos jovens que cria esta arte urbana, que sente vontade de mostrar os seus trabalhos à comunidade, criar na sociedade uma diferente perspectiva do que é esta arte.


Em comum queremos que esta arte urbana seja valorizada, que não seja comparada com os riscos de esquina e em propriedade alheia que muitas vezes, desvaloriza a arte criada.



Esta união de duas pessoas com diferentes perspectivas do Graffiti, mas com o mesmo objectivo, pretende diminuir os riscos na cidade, dar valor ao Graffiti, aumentar o conhecimento por parte da sociedade sobre os Graffitis, motivar a participação da população na escolha dos temas e criar alguns espaços para que todos os jovens possam pintar, num local legal, concentrados, e sem receios.


Pretendemos conhecer os jovens, de certo modo, fomentar a formação, para que de futuro, não se risque paredes, fomentar a associação entre os jovens, descobrir talentos escondidos, e etc.


Dar a conhecer os jovens que têm ganho concursos de norte a sul do Pais.

Dar a conhecer que Writers visitaram Olhão.



Mostrar onde se pode aplicar o Graffiti, a um negócio, num Quarto, numa sala, numa escola (como o exemplo abaixo), etc.



Iremos tentar pedir a autorização dos donos e colocar placas que dizem autorizado para o Graffiti, queremos, depois de existir alguns espaços legais, criar a iniciativa de “Uma hora pelo Graffiti”, onde vamos pintar uma vez por mês, riscos existentes em edifícios.

Estamos a prever iniciar o projecto no início de 2009, a termo voluntariado, e com o tempo disponível que temos.


Procuramos assim, quem nos ajude ou apoie, podemos apresentar o projecto, pois engloba várias àreas, e essencialmente acreditamos que seja um bom projecto.

A disponibilidade de paredes legais será o factor principal para a evolução deste projecto.

Mas, também queremos ir mais à frente, e criar condições para os jovens de Olhão, que cada vez mais criam músicas de Hip Hop, que mostrem os seus trabalhos, que se dêem a conhecer.

Desde já estamos a reunir esforços para participar no proximo concurso Hip Hop Pobreza Stop Promovido pela Filos, que vai em ter o seu 2º Evento previsto para 26 de Maio de 2009.

"Anda muita gente a falar e a dizer o mesmo. Portanto, é necessário ouvir quem fala e pensa de modo diferente. Queremos ouvir os jovens, porque não os escutar é não perceber o futuro"

Padre Maia, presidente da Filos.



Gostaríamos de saber se:

Existe algum projecto que possamos concorrer?
Pretendemos alargar ao longo do tempo, este projecto a formações, a sensibilização da população, projectos que tenham o eixo Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social.
Estamos abertos a sugestões.


Procuramos espaços, onde a sociedade, possa entregar latas de tintas brancas, que sobram, para promover a iniciativa, “UMA HORA PELO GRAFFITI”.
Pretende-se com esta ajuda, primeiro, poupar o ambiente, pois se essas tintas, não forem para o lixo, são menos os produtos tóxicos que o ambiente terá de suportar, depois utilizar essas tintas na iniciativa, Uma hora pelo graffiti, onde iremos tirar um dia especifico, em locais específicos, para pintar riscos existentes por toda a cidade.

Sabemos que existe um professor que tem tirado, fotos a todos os Graffitis.
Precisamos de contacta-lo, pois era muito interessante fazer uma exposição sobre os graffitis de Olhão onde se pode detalhar o Graffiti e dar a conhecer os Writers de Olhão.

Pois aqui podemos angariar algum dinheiro para mandar fazer as placas, para colocar nas paredes autorizadas

Alguem tem algum exemplo de autorizações em doc?
Já temos alguns proprietarios que apoiam esta causa.


Existe algum problema legal, em colocar placas a autorizar a pintura?

Enviem as vossas músicas, com a informação de quem escreveu a letra e música.
Queremos também fazer alguns vídeos, do trabalho que vamos desenvolvendo, onde queremos colocar musicas Hip Hop, ou rap, criadas por jovens do concelho de Olhão.

Se apoiam o projecto em que nos podem ajudar?
Aceitam-se todas as ideias, envie para o e-mail.

Obrigado.

E-mail : graffitis.d.olhao@gmail.com


Será que esta cultura é mesmo recente?



"O vestígio mais fascinante deixado pelo homem através dos tempos na sua passagem pelo planeta foi, sem duvida a produção artística. Desta, a manifestação mais antiga, com certeza, foram os desenhos feitos nas paredes das cavernas. Aquelas pinturas rupestres são os primeiros exemplos de graffiti que encontramos na história da arte. Elas representam animais, caçadores e símbolos muitos dos quais , ainda hoje , são enigmas para os arqueólogos , mas que de facto são significantes aos seres daquele contexto , como uma forma de expressão ou talvez transcrição do momento histórico.

Não sabemos exactamente o que levou o homem das cavernas a fazer essas pinturas, mas o importante é que ele possuía uma linguagem simbólica própria. Nessa época os materiais utilizados eram terras de diferentes tonalidades, sucos de plantas, ossos fossilizados ou calcinados, misturados com água e gordura de animais. Hoje, usamos tintas em spray ou mesmo em latas, e não pintamos veados e bisontes, mas sim ideias, signos, que passam compor o visual urbano, talvez o contexto actual, decorrente de uma evolução, participante da arte também."

http://www.graffiticreator.bravehost.com/pagina_historia.htm

Graffiti Aliado a um Negócio.

25 novembro 2008

Já pensou em aliar um graffiti ao seu negócio?


Aqui está um exemplo muito giro, no Snack-Bar Escorpião em Olhão, foi criado um graffiti dentro do Sanck-Bar.


Snack-Bar Escorpião - Olhão


Aproveite para tomar um cafezinho e aprecie a arte.



Lenha para Lareiras - Olhão




Snack Max Bar - Bias, Olhão.




E que tal utilizar a mesma ideia para criar um graffiti, na sua sala, no seu quarto, ou até no quarto dos miúdos, o que acha?

Fórum Olhão – A Tua Opinião Conta!

Aqui está uma proposta interessante, um grupo de cidadãos de Olhão criou um fórum na web para debater os assuntos do Município de Olhão.


Dar uma oportunidade à opinião dos olhanenses, e motivar a participação da sociedade civil.

Neste Fórum podem encontrar alguns temas em debate muito interessantes como a Ria Formosa, Questões Sociais, Sociedade Civil, Iniciativas, Economia, Urbanismo e Património, e com o espaço para as freguesias de Pechão, Fuseta, Quelfes, Moncarapacho e Olhão.


O Fórum Olhão, tem também um Blog e um Wiki.


Clique aqui para aceder ao Forum Olhão.

Clique aqui para aceder ao Forum Olhão - Blog.

Clique aqui para aceder ao Forum Olhão - Wiki.

I Colóquio "Envelhecimento Participativo" em Tavira.

19 novembro 2008

A Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa em conjunto com a Câmara Municipal de Tavira promove, no dia 12 de Dezembro, no Auditório do Clube de Tavira, o I Colóquio “Envelhecimento Participativo”.

Trata-se de uma iniciativa que visa abordar temáticas associadas à terceira idade, nomeadamente: qualidade de vida da população sénior, integração social da mesma, desmitificação de atitudes, comportamentos e conceitos ligados à temática. É destinado a profissionais e estudantes das áreas das ciências sociais e humanas, e outros interessados.



As inscrições para o colóquio serão aceites até ao dia 05 de Dezembro podendo ser solicitadas informações ao secretariado, por telefone: 281 323 473 ou e-mail: silviaasoares@iol.pt

Contactos:
Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Tavira
Largo do Carmo
8800-311 Tavira

Tel.: 281 323 473

Fax.: 281 324 301

Tel. Ambulância: 281 321 667

E-mail:
dtavira@cruzvermelha.org.pt

Os Vícios e os Jovens do Séc. XXI - Acção de Sensibilização.

18 novembro 2008

O Projecto Ludo Rodas de Loulé vai realizar duas acções de sensibilização sobre a temática Os vícios e os jovens do Séc. XXI, dirigida a todos os Encarregados de Educação,Professores e auxiliares de Acção Educativa.


Estão todos convidados a comparecer nesta acção.


Dias: 3 e 4 de Dezembro 2008


Horario: pelas 18.00H


Local: Biblioteca da Escola Dr. António de Sousa Agostinho em Almancil


O Projecto "Ludo-Rodas" é um Projecto de prevenção ao abandono, absentismo e insucesso escolar assim como a reaproximação dos Encarregados de Educação à comunidade educativa, financiado pelo Programa Escolhas.



Contactos:
Mariana Figueiras


Morada:
Casa da Primeira Infância - Projecto "Ludo-Rodas"
Bairro Excar Bloco 1 R/c Esqº
8100 Loulé


Tel/fax: 289 416 920

Telm: 962 789 118

Email: ludorodas.pe@gmail.com


Clique aqui para aceder ao Ludo Rodas.

Clique aqui para aceder ao Programa Escolhas.