Projecto ImpulSolar

13 novembro 2008

"ImpulSolar - Cooperação interescolar para a utilização de fornos solares" um projecto do Centro Ciência Viva de Tavira.


O projecto ImpulSolar, tem como objectivo equipar comunidades carenciadas com a tecnologia de Fornos Solares de baixo custo, por meio da cooperação entre escolas algarvias e outras, dessas comunidades.

Esta tecnologia permite cozinhar utilizando apenas o Sol como fonte de energia, sendo utilizados materiais de baixo custo e facilmente acessíveis como matérias-primas para a construção dos ditos equipamentos.

Já vários projectos de cooperação a utilizaram, tendo sido registados benefícios muito significativos na qualidade de vida das populações visadas, tanto a nível económico, por ser uma fonte de energia gratuita, como sanitária, por eliminar a poluição dos ambientes interiores das casas e as consequentes complicações de saúde e óbitos.

A nível ambiental também se verificam benefícios significativos, como por exemplo, em termos de emissões de gases nocivos, benefícios esses que não têm apenas um impacto local, mas como se sabe actualmente, afectam todo o planeta.


O Centro Ciência Viva de Tavira é uma Associação Sem Fins Lucrativos dedicada ao ensino experimental das ciências e à aproximação da ciência à população.
Parte da acção é vocacionada para as escolas, com visitas temáticas a exposições e espaços laboratoriais, mas também dinamizando projectos realizados no meio escolar.


Contactos:
Centro Ciência Viva de Tavira
Convento do Carmo 8800-311 Tavira
T: 281326231
F: 281326212


Clique aqui para aceder ao Centro de Ciência Viva de Tavira.

0 comentários: