Sugestão Sapo TeK: Erros a evitar numa rede social

15 novembro 2008

Os números mais recentes da Marktest indicam que 1,4 milhões de portugueses costumam aceder a sites de comunidades virtuais. Entre estes, perto de 60 por cento são jovens entre os 15 e os 17 anos, quando a classe etária seguinte, entre os 18 e os 24 anos, perfaz mais de 50 por cento a número de utilizadores daquele tipo de canal.


A oferta deste tipo de sites tem crescido vertiginosamente, reflectindo a popularidade que as comunidades virtuais têm no actual quotidiano entre os internautas de todo o mundo.
O uso de ferramentas e sites de relacionamento social pode contudo colocar algumas questões relativamente à segurança dos seus utilizadores e das pessoas que estes expõem nos seus perfis e contas.

1º - Deve ponderar bem até que ponto o seu espaço deve ser público.

2º - Personalize as definições de segurança normalmente disponibilizadas por estas redes online para restringir os níveis de acesso ao seu perfil.

3º - Se quiser que o seu espaço seja visto por qualquer pessoa, partilhe apenas aquilo que não se importa mesmo de mostrar - quer seja, ou não, com os seus amigos.

4º - Para quem quer deixar que o seu espaço seja visto por toda a gente, as redes sociais sugerem comportamentos mais restritos:

Aconselha-se, por exemplo, a que não publique o seu verdadeiro nome, ou que pelo menos resguarde os seus apelidos e os apelidos dos amigos e familiares que mostra no seu perfil.

Não deve incluir nenhuma informação que o identifique: não mencione a morada da sua casa, o seu número de telefone, o nome da sua escola, os locais que frequenta ou onde trabalha, nem mesmo o nome da localidade onde vive.

A data de nascimento também não deve ser revelada, tal como o ano em que se formou ou outro tipo de informação que possa indiciar a sua idade.

A partilha de sentimentos é outra questão à qual se deverá dar atenção, pois pode fornecer informações a pessoas menos bem-intencionadas, que poderão aproveitá-la para tentar ganhar a sua confiança em determinado momento.

Se permitir comentários ao seu perfil, verifique-os regularmente.
Aconselha-se a que não responda a e-mails maldosos ou embaraçosos, nem a mensagens de estranhos que façam perguntas pessoais.

Uma das questões de segurança mais importantes está relacionada com a publicação de fotografias.

Evite publicar fotografias que permitam a sua identificação ou de terceiros ou que contenham imagens especialmente sugestivas.

Antes de transferir uma fotografia, pense em como se sentiria se esta fosse vista por um pai/avô, professor de uma universidade ou futuro empregador, sugere a equipa do Hi5.

Relativamente às fotos, também deverá estar atento aos pormenores que aparecem em segundo plano e não "marcar" as mesmas com tags que mostrem detalhes de identificação, nem seus nem das outras pessoas que aparecem na imagem.

Os mesmos cuidados devem ser aplicados na partilha de vídeos pessoais.

Não se esqueça de que, depois de as informações serem colocadas publicamente no seu site, podem permanecer na Internet indefinidamente e surgir quando menos esperar.

Aconselha-se igualmente a que tenha atenção ao que os seus amigos escrevem sobre si, já que inadvertidamente podem ser reveladas informações pessoais.

Veja aqui sugestão completa.


A Tek é um serviço da Sapo, disponibiliza Noticias Diárias ou Semanais, sobre computadores, negócios, Internet e telecomunicações, podem também apreciar analises, opiniões, multimédia e extras (site do dia e montra de produtos).



Clique aqui para subscrever a Newsletter TeK.

0 comentários: